O Corpo de Bombeiros de Içara iniciou o projeto Alerta Vermelho que busca prevenir acidentes residências. As visitas iniciaram na quinta-feira, dia 30, na localidade de Barra Velha, em Balneário Rincão. “Em toda semana dos Bombeiros, celebrada entre os dias 2 e 9 de julho, buscamos fazer uma visita nas residências e às comunidades, para verificar as condições de segurança”, comenta cabo Rodrigo Knorst.
Segundo ele, entre os diversos pontos verificados estão a instalação do gás de cozinha e a parte elétrica. “Se verificada irregularidade, nós realizamos a orientação para as pessoas tomarem atitudes corretas, como a troca de mangueira, já que há um tipo específico para o gás, e a parte elétrica orientamos a chamar um técnico para dar uma revisão e corrigir as falhas”, destaca o oficial.
Quanto à parte elétrica, Knorst indica algumas situações que comumente são encontradas. “Um grande perigo são as adaptações, como conectar mais de um equipamento na mesma tomada, o que pode causar um curto-circuito e princípio de incêndio. Por isso é bom chamar um técnico para que amplie o número de tomadas e evite a sobrecarga”, declara. A intenção é de que até o fim da operação especial cerca de 150 residências sejam vistoriadas.
Especial Jornal Gazeta