Quem costuma trafegar pelas rodovias municipais de Içara vem observando nos últimos meses um trabalho diferente realizado pelos agentes de trânsito. Desde o último trimestre de 2016, esses servidores contam com um radar móvel e o aparelho é utilizado para fiscalizar se os motoristas respeitam o limite de velocidade estabelecido para as vias da cidade. A atuação deles ocorre em pontos estratégicos, em locais onde antes haviam lombadas eletrônicas.
“O trabalho com o radar móvel está sendo realizado nos locais onde até há cerca de dois anos existiam os redutores de velocidade eletrônicos, que acabaram desativados porque não houve renovação de contrato. Optamos por esses locais porque quem transita por ali já estava acostumado com o fato de se ter o redutor”, explica o coordenador dos agentes de trânsito de Içara, Felipe Gilon.
Ele pontua que a escolha se deu após a realização de um levantamento de dados. “Também optamos por essas regiões pelo fato de haver estudos que indicam a necessidade de um trabalho neste sentido, tanto que existiam redutores eletrônicos de velocidade, que somente eram instalados realmente se fossem necessários”, pontua.
Ainda segundo ele, os trabalhos com o radar móvel costumam ocorrer geralmente duas vezes por semana, em dias alternados e também sempre buscando estar em locais diferentes. “E tudo acontece conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, desde a atuação dos agentes com o radar, assim como a aplicação da multa”, ressalta.
Especial Jornal Gazeta