quinta-feira, 18 setembro, 2025
Ultimas noticias

Ada de Luca pretende legislar para as minorias

Com o início de uma nova legislatura, que começa no dia 1º de fevereiro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB), aos 69 anos, foi reeleita para o quarto mandato com 34.501 votos recebidos em outubro. A advogada natural de Criciúma pretende continuar exercendo seu cargo em função dos grupos marginalizados.

“Vamos fazer o melhor para Santa Catarina e continuarei com as minhas bandeiras em defesa da mulher, adolescente, idoso, enfim, das minorias que precisam de vez e voz”, enumera. Além dessas representações, ela diz que vai incluir os portadores de HIV.

“Recentemente fui convidada a ser madrinha do GAPA (Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS). Essa também será uma bandeira que irei levantar para ajudar na prevenção da transmissão do vírus em Santa Catarina, já que nosso Estado é o quinto no ranking nacional na taxa de incidência do HIV, sendo que Florianópolis é a segunda capital. Então temos um trabalho muito forte a ser realizado dentro do parlamento nesse sentido”, conta. “E os projetos apresentados para 2019 serão com base nessas bandeiras”, antecipa.

Ada de Luca cita algumas propostas que devem ser retomadas. “Destaco o projeto que cria o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro. Os índices em Santa Catarina não param de crescer e ainda há mulheres que não denunciam. Isso que não entramos no assunto feminicídio (assassinato de mulheres por conta do gênero), que está se superando diariamente”, ressalta.

O PL/0187.5/2018 visa dar apoio e identificar provas periciais em casos de estupros. A ideia é implantar o programa nas delegacias de Polícia Civil; nas Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami) e no Instituto Médico Legal (IML), em ação conjunta com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Assistência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência de Atendimento à Mulher de Santa Catarina.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis