A Casan chegou a anunciar oficialmente que reiniciaria a cobrança da taxa de esgoto em Içara, com o lançamento ocorrendo nas faturas em maio para pagamento a partir de junho, dando fim à suspensão de três meses acertada entre o município e a direção da empresa. Entretanto, após uma reunião na quarta-feira, dia 18, em Florianópolis, entre o prefeito Murialdo Gastaldon, o vice Sandro Serafin e o novo presidente da estatal, Adriano Zanotto, o serviço seguirá sem ser cobrado.
“Como existem algumas situações a serem resolvidas no sistema, conseguimos convencer o presidente da Casan que é fundamental não fazer a cobrança, mesmo o serviço sendo executado. O presidente aceitou nossa sugestão de, enquanto houver ajustes sendo feitos, não ser cobrado. A prorrogação será por tempo indeterminado”, explica Gastaldon.
Ele ressalta que a coleta e a estação de tratamento do sistema de esgotamento sanitário já estão funcionando. “Há alguns problemas pontuais, que estão longe de inviabilizar o sistema. A Casan está resolvendo, consertando o que é necessário e, enquanto não for concluído, há o compromisso de não haver a cobrança. Depois, será cobrado normalmente, pois em nenhum momento se falou em gratuidade”, afirma o prefeito.
00special Jornal Gazeta