A Defesa Civil Municipal monitora o nível dos rios. A atenção se volta para o Rio Urussanga em Esplanada. No loteamento Vila Nova II, onde anualmente as casas eram atingidas pelos alagamentos, o nível da água sempre se manteve no limite da calha, após a limpeza frequente feita pelo Governo Municipal.
Já Escolas na educação, algumas escolas tiveram as aulas suspensas nesta segunda-feira: Hercílio Serafim, em Vila Alvorada;
CEI do Mundo Encantado, Rio Acima;
CEI Cantinho do Sorriso, Esplanada;
CEI Aventura de Criança, na localidade de Linha Pasqualini; CEI Balão Mágico, Jardim Silvana e EEF Alaíde Tabalipa, no bairro Esplanada.
Ainda na educação,o transporte escolar funciona com limitações uma vez que a cidade apresenta pontos de alagamentos em vias do interior, o que impede a passagem de ônibus em algumas comunidades.
Na infraestrutura, algumas vias sofrem com a presença de lâmina de água em bairros centrais e do interior, mas não há interdição. São os casos da Ponta do Mato, Terceira Linha e Vila Alvorada.
Vias públicas que estão interditadas na manhã desta segunda-feira, são elas:
Rodovia Manoel Gregório Pacheco (Rodovia dos Trilhos), no bairro Esperança, próximo à BR 101; Linha Três Ribeirões, no bairro Linha Frasson (próximo ao limite com o bairro Esperança); Linha Três Ribeirões, no bairro Nossa Senhora de Fátima; Linha Pasqualini, no bairro Esplanada; Rua Vereador João Dolvino Vieira, no bairro Tereza Cristina; limite entre Içara e Morro da Fumaça (Próximo ao Centro de Eventos Sonho Dourado).
Quanto ao número de desalojados, o município soma três pessoas de uma mesma família, do Loteamento Vila Nova II, em razão de riscos estruturais na residência. Ambas foram realocadas pela Defesa Civil para casa de familiares. Outra família do Loteamento Jussara que também estava desalojada já retornou para casa.
Há ainda inúmeros registros de alagamentos pontuais em comunidades urbanas e, especialmente, do interior. Algumas propriedades apresentam perdas em pequenas plantações domésticas. Não há registro de danos materiais significativos e muito menos de vítimas em Içara.