Abril Azul, o mês de conscientização sobre o autismo, foi abordado na Câmara Municipal de Içara, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (15). A coordenadora de educação especial e inclusiva do município e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Andreia Berto, fez uso da palavra no espaço destinado ao horário político.
Andreia informou que o governo municipal através da Secretaria Municipal de Educação, em ação integrada com a Galeria Municipal de Artes Caio Borges e a Associação Beneficente de Apoio ao Autista (ABAA), organizaram uma semana de palestras com informações para pais e profissionais da educação. “Além disso, nós trabalhamos em cima do tema nacional que é respeite as limitações e acredite nas potencialidades, visando trabalhar com o potencial da pessoa com deficiência”, completou.
Segundo a coordenadora a educação especial do município atende 263 crianças com deficiências, sendo que dessas crianças 130 são diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela ressaltou que o município é um exemplo para as demais cidades, recebendo visitas de coordenadores da educação especial e secretários da educação para conhecerem como a inclusão acontece na cidade. Içara dispõe do Centro de Atendimento ao Estudante Professora Cassilda Dajori Possamai, um espaço que conta com atendimento de psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogas. Núcleo de Adaptação de Material, onde é realizada a adaptação dos livros pedagógicos para que as crianças tenham o acompanhamento com o mesmo material, mas conforme as suas necessidades educacionais. E o atendimento educacional especializado.
“O município preza por uma educação inclusiva e de qualidade, que respeita todas as deficiências, trabalhando com muitas ferramentas inclusivas para garantir os direitos do aprendizado para essas crianças”, disse Andreia. Na semana de conscientização do autismo a Galeria Municipal de Artes Caio Borges, recebeu a exposição dos trabalhos artísticos produzido por alunos do município, que são assistidos ABAA. “Foram 90 produções artísticas lindas, evidenciando a diversidade e as diferenças dentro do Transtorno do Espectro Autista”, destacou Andreia Berto. Na oportunidade um vídeo mostrando a visão de uma pessoa autista, foi apresentado aos vereadores.
Colaboração: Comunicação Câmara de Içara