sexta-feira, 3 outubro, 2025
Ultimas noticias

Acic apresenta prioridades regionais a deputados federais e senadores

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu empresários, lideranças comunitárias e políticas na manhã desta sexta-feira, 26, para a reunião regional do Fórum Parlamentar Catarinense, composto por deputados federais e senadores. Durante o encontro, a entidade entregou aos legisladores um documento que reúne pautas prioritárias para o Sul do Estado.

 

“Para a Acic é uma honra ser a porta-voz das demandas sul-catarinenses. Muitas são as questões que precisam de atenção por parte dos parlamentares, mas elencamos três pontos para levar à discussão do Fórum: o gargalo logístico representado pelo Morro dos Cavalos, o déficit habitacional e a transição justa para a economia circular na indústria plástica”, explica o presidente da Associação, Franke Hobold.

 

“A nossa reivindicação número 1 é que se dê celeridade ao processo de definição da obra na BR-101 e da fonte de recursos para executá-la. Todos nós sabemos o quanto sofre o setor econômico quando ocorre um bloqueio no Morro dos Cavalos, além dos riscos à mobilidade e à segurança de quem trafega pelo trecho”, justifica.

 

Por sugestão do senador Esperidião Amin, houve uma votação na qual os presentes aprovaram por unanimidade a inclusão do Morro dos Cavalos no contrato de concessão do trecho Sul da rodovia, sob administração da CCR Via Costeira, que passa pela revisão quinquenal.

 

Atualmente, o segmento está concessionado à Arteris Litoral Sul. No entanto, a otimização do contrato com a administradora do trecho Norte da BR-101 prevê a realização de mais de 100 obras e o entendimento é de que o Morro dos Cavalos não seria priorizado, diante do elevado custo dos serviços no local.

 

Empregos

 

A preocupação da classe empresarial em suprir a falta de moradias populares está diretamente relacionada à necessidade de acomodar profissionais vindos de outras regiões e países, que chegam para ocupar as vagas de trabalho ofertadas no Sul do Estado.

 

Já o setor plástico pode ser impactado negativamente por projetos de lei em tramitação no Congresso, como a proposta de abolir os descartáveis de uso único no país.

 

Santa Catarina é o segundo maior polo nacional de transformação e reciclagem de plásticos, com 1.319 indústrias e mais de 48 mil empregos diretos. Só na mesorregião Sul, são 239 indústrias, movimentando R$ 5,7 bilhões ao ano e agregando R$ 2,5 bilhões em valor adicionado. Além disso, o Estado é o segundo maior polo de reciclagem do país.

 

Transição Energética Justa

 

Presidente do Conselho Superior da Acic, o empresário Valcir José Zanette agradeceu o empenho dos parlamentares na aprovação do Programa de Transição Energética Justa para a Região Carbonífera no Sul de Santa Catarina, mas pediu novos esforços para dar continuidade ao programa.

 

“No Estado, a Fundação Getúlio Vargas faz um estudo para identificar novos negócios para a região, caso não se consiga produzir energia de baixo carbono a partir do carvão. Mas no âmbito federal, precisamos do apoio dos parlamentares para que ocorra uma movimentação na Casa Civil pela recomposição da comissão criada para conduzir os trabalhos. Das 63 ações previstas, apenas uma foi realizada”, alertou.

 

Pautas

 

O público também pôde se manifestar durante a reunião, momento em que as pautas trazidas pela Acic foram reforçadas e novas demandas apresentadas, com a solicitação de investimentos na rede hospitalar e na educação, a revisão da linha vermelha na APA da Baleia Franca, a conclusão das obras na BR-285 (Serra da Rocinha), entre outras.

 

“Do ponto de vista da infraestrutura, o Sul teve transformações, mas ainda tem desafios e o principal deles é superar o gargalo no Morro dos Cavalos. A bancada catarinense está empenhada nisso e é também a nossa prioridade número 1. Vamos continuar unidos e trabalhando para que a solução venha o mais rápido possível”, comprometeu-se o deputado Pedro Uczai.

 

“Reconhecemos a importância do setor plástico na geração de emprego e renda. Em relação à habitação, é uma demanda de Santa Catarina, reprimida em todas as regiões em que temos o pleno emprego, e essa também é uma bandeira dos parlamentares catarinenses”, acrescentou.

 

Além de Uczai e Amin, participaram do encontro os deputados federais Daniel Freitas, Luiz Fernando Vampiro e Ricardo Guidi. Também estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores de diversos municípios da região, empresários, gestores e representantes de instituições de ensino.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis