Tubarão tem mais uma oportunidade de crescimento profissional para os Microempreendedores Individuais (MEIs) do município. Em parceria com o Sebrae/SC e a Associação Empresarial de Tubarão (Acit), a prefeitura promove o Programa Acelera MEI UP, um projeto exclusivo e gratuito que visa impulsionar negócios. Com 35 vagas disponíveis, o curso está previsto para iniciar em novembro. As inscrições podem ser feitas até 23 de outubro, no link https://x.gd/VT9o8.
Além de crescimento individual, o programa influencia diretamente na economia de Tubarão. “Quanto mais MEIs crescerem, de forma estruturada e sólida, melhor será para os empreendedores e para a economia do município. Mais empresas, mais renda, mais empregos. Ter pequenas empresas fortes ajuda no desenvolvimento local, dos bairros e das cidades”, comenta o consultor do Sebrae/SC, Alexandre João da Silveira.
A agente de desenvolvimento do município, Adriana Caporal, acredita que apoiar os pequenos negócios transforma o ambiente empreendedor e impulsiona o desenvolvimento local. “A iniciativa busca apoiar os empreendedores para que eles estruturem seus negócios através de ferramentas de gestão e modelagem de negócios, obtendo orientações de como obter mais resultado e aumentar seu faturamento”, destaca.
Aulas e oficinas por especialistas em gestão
Com 22 encontros presenciais planejados, o Acelera MEI UP terá a duração de um ano. Neste período, quatro módulos de conteúdo serão aprofundados, com aulas e oficinas ministradas por especialistas em gestão. Durante o treinamento, os microempreendedores receberão uma análise individual de seu perfil, terão acesso a ferramentas de gestão empresarial, aprenderão a modelar seus negócios e a gerenciar suas equipes.
“Ao longo do período, serão disponibilizadas oficinas e mentorias para que os participantes conheçam melhor a gestão. No programa, são trabalhados temas como Comportamento Empreendedor, Controle Financeiro, Gestão de Pessoas, Marketing, Vendas, Inovação”, explica Guze. “Tudo isso com o objetivo de desenvolver o empreendedor para que ele consiga ter uma jornada de crescimento mais rápida, consciente e duradoura”, complementa.
MEIs crescendo com sustentabilidade
Durante o programa, os MEIs também aprenderão a criar uma breve apresentação de seus negócios, conhecida como pitch, para apresentar a potenciais investidores. Essa nova iniciativa vem apoiar os pequenos empreendedores para alcançarem um novo patamar no mercado, se organizarem estrategicamente e crescerem com sustentabilidade.
O foco do Acelera MEI UP é em Microempreendedores Individuais, seja prestador de serviços, quem fabrica ou quem vende mercadorias e produtos. O foco é participar de capacitações para alcançar a frente do mercado de trabalho e melhorar o ambiente de negócios.
Colaboração: NZBT Comunicação