sexta-feira, 28 março, 2025
Ultimas noticias

Acadêmicos da Unesc vivenciam o SUS em Içara

Acadêmicos, residentes e professores da Unesc irão acompanhar durante toda esta semana os atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde em Içara. O contato será realizado por meio do Ver/Viver SUS (Vivências e Experiências na Realidade do SUS da Região Carbonífera de Santa Catarina). O programa, desenvolvido pela Unesc em parceria com o Ministério da Saúde e a Rede Unida, é acolhido pelo Governo de Içara, por meio da Secretaria de Saúde. 

Na manhã desta segunda-feira, dia 21, o grupo foi recepcionado pelo Prefeito Murialdo Canto Gastaldon e o secretário Lauro Nogueira, juntamente com sua equipe de profissionais, onde receberam informações sobre os trabalhos da Secretaria; tiveram o contato com a equipe gestora e debateram sobre financiamento da saúde. À tarde, visitam os ESF do Presidente Vargas, Primeiro de Maio e 3ª Linha, Casmi, Cefito, entre outras unidades de atendimento de saúde do Município.

O objetivo principal do programa é promover aos estudantes e residentes o contato com as práticas, profissionais e pacientes; vivenciando o cotidiano do trabalho na saúde coletiva. “O Programa tem como finalidade a inclusão dos acadêmicos da Saúde da Unesc no mundo prático do SUS. Que eles tenham o contato com a realidade; como funciona uma unidade de saúde; de que forma o Município administra a saúde… Mas também não queremos apenas ver e viver o SUS, pretendemos deixar uma marca no Município”, disse a tutora Ver Viver SUS e proceptora Residência Multiprofissional, Liliana Dimer. 

O grupo ficará em “imersão” no Município, dedicando a semana a discussões sobre o SUS. Eles conhecem os Planos Municipais de Saúde e o perfil epidemiológico da cidade. Em Içara, o grupo é formado por um acadêmico de Enfermagem; dois de Nutrição; um de Biomedicina; Odontologia; Fisioterapia; ainda três do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (nutrição e enfermagem) e dois professores, sendo um de Farmácia e o outro de Enfermagem. 

O prefeito e o secretário Lauro Nogueira, deram as boas vindas e falaram da importância deste programa. “Estou feliz com esta iniciativa da Unesc que traz os acadêmicos para vivenciar o SUS. A participação de vocês, na medida em que se misturam com o povo, consolida um compromisso maior com a população, pois não basta somente a literatura; estar formado”, incentivou Murialdo. “Trabalhei a vida inteira com o SUS, por isso, defendo muito este sistema. Vocês irão conhecer como é importante o trabalho ofertado pelo SUS, que possui diversos programas. Pelo SUS pacientes recebem medicamento gratuito; é oferecido o pré-natal; vacinas; acompanhamento para diabéticos e hipertensos; serviços de HIV, hepatite C – temos o melhor atendimento e somos reconhecidos no Estado – entre outros”, citou Nogueira. 

Saiba mais

Aproximadamente 45 alunos de graduação, 28 participantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e 30 professores da Unesc participam do programa. Eles terão contato com profissionais, práticas e pacientes, vivenciando o cotidiano do trabalho na saúde coletiva. Atuarão em Içara, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Urussanga, Balneário Rincão, Forquilhinha, Nova Veneza, Criciúma e Siderópolis.

O programa, desenvolvido pela Unesc em parceria com o Ministério da Saúde e a Rede Unida, teve início em 2012 e está realizando atividades com a terceira turma. Eles conhecerão os Planos Municipais de Saúde e o perfil epidemiológico de cada cidade.






Colaboração: Imprensa PMI/Foto: Secom Unesc

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis