Por Alexandra Cavaler
A Associação de Bananicultores de Criciúma (Abacri) promove neste fim de semana, especificamente no domingo, dia 22, a 5ª edição da Festa da Banana, no bairro Quarta Linha. A programação festiva começa às 10h com missa na Paróquia Santo Antônio, cantada pelo Coral Rota da Imigração.
Luiz Niquele, presidente da Abacri, diz que a expectativa é de que aproximadamente duas mil pessoas participem do evento. “A organização está finalizando os preparativos para receber aproximadamente duas mil pessoas neste domingo. O espaço físico da festa está montado no entorno do salão de festa da Quarta Linha. Já as bandas vão se apresentar dentro do salão. Isso também seria feito ao ar livre, mas a comissão organizadora achou melhor colocar as bandas dentro do salão para evitar imprevistos devido ao clima”, explicou.
Niquele conta também que além das atrações musicais, muita coisa será oferecida. “Além de atrações musicais, teremos a feira da agricultura familiar, exposição de máquinas e carros; brinquedos infláveis para a diversão das crianças. Tudo de forma gratuita. Quando a culinária, muitas guloseimas a base de banana que serão disponibilizadas pela agricultura familiar. Quanto a quantidade a ser comercializada da fruta, acreditamos que seja algo em torno de 500 quilos”, disse, acrescentando que esse é um evento importante, “voltado aos produtores. É para eles que a festa é feita”.
Ainda de acordo com o presidente da Abacri a tradicional festividade é realizada a cada dois anos e tem como objetivo envolver os produtores e suas famílias numa grande confraternização. “A nossa festa é feita de dois em dois anos. Ela é organizada de modo a envolver o agricultor, e que o mesmo possa descontrair e passar o tempo com a família. É um momento muito aguardado pelos produtores de banana. Inclusive, está tramitando na Câmara de Vereadores um projeto de lei para que a festa da banana seja municipalizada. A gente já vem trabalhando faz bastante tempo para isso e, provavelmente, a próxima edição deverá constar no calendário da Prefeitura”, revelou, deixando um convite: “Aproveito a oportunidade para convidar a população e o público em geral para vir participar da festa que contará com muitas atrações para entreter toda a família”.
Segundo Niquele uma novidade fará parte da programação. “Tem uma novidade que foi fechada nesta semana. É o caminhão da equipe Sicoob Credija. Uma grande atração uma vez que a equipe faz apresentação na Fórmula Truck, como por exemplo, o ‘fritão’. Acreditamos que isso também vai acabar atraindo ainda mais público e tornar o evento ainda mais especial”.
Programação:
10h – Missa na Paróquia Santo Antônio, cantada pelo Coral Rota da Imigração.
12h – Almoço
13h – Feira da Agricultura Familiar, Exposições de Máquinas, Atrações Musicais com a Banda Underdogs
15h – Show Matusa (Gratuito)
Colaboração: jornal Tribuna de Notícias