Em seu primeiro ano como presidente da Câmara Municipal de Içara, Rodrigues Mendes, o Sapinho, avalia suas ações frente ao Poder Legislativo e projeta o próximo ano com um objetivo principal. “Em 2020 vamos comprar a sede própria do Legislativo”, garante. Em entrevista exclusiva ao Portal Içara News ele revela porque retirou seu nome para concorrer a presidência do MDB.
Como você avalia seu primeiro ano como presidente da Câmara?
Os vereadores ainda estiveram na luta para a ativação da UTI do Hospital São Donato, realizando reuniões com entidades, políticos da região e Governo Estadual. O Plano Diretor Participativo vem sendo debatido na comissão temporária de acompanhamento. Pensando em agilizar os trabalhos foi implantada uma nova versão do sistema interno de processo legislativo, eliminando o uso de papel. A criação do balcão cidadão também foi uma forma de oferecer a população alguns serviços gratuitos, como a impressão de faturas ou fotocópia dos documentos pessoais.
Realizamos concurso público para os cargos efetivos de analista administrativo financeiro e contador legislativo. Para despertar e fortalecer o sentimento de cidadania entre os mais jovens, a Câmara Municipal está aberta para a visita dos estudantes do município, recebendo alunos de diversas idades. O legislativo acaba de adquirir um veículo Chevrolet Spin zero km, pois o antigo carro uma Chevrolet Zafira foi devolvida para a prefeitura, que disponibilizou para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara. Foi um ano positivo onde conseguimos aproximar a Câmara Municipal das pessoas, foi um trabalho da parceria de todos os vereadores e servidores.
Qual principal objetivo para 2020?
O principal objetivo é comprar a sede própria da Câmara Municipal e seguir aproximando o Legislativo do cidadão. Este ano conseguimos fazer muito bem este trabalho realizando as sessões itinerantes nas comunidades e vamos fortalecer ainda mais para 2020.
Por que você retirou o nome para concorrer a presidência do MDB?
Retirei meu nome porque havia uma pessoa muito histórica do MDB que tinha a vontade de ser presidente que é o Adilton Tramontin. Eu abri mão pra ele, mas infelizmente não conseguimos o consenso. A verdade é que não aceitaram o nome do Tramontin. Como eu havia dado a palavra, não tinha mais como voltar a trás e recolocar meu nome. Nada contra o Fernando, que também é um militante histórico do partido, mas o momento era para o Tramontin. Agora já passou.
O Sapinho será candidato a vereador em 2020?
Eu estou trabalhando. Contamos com um grupo de pessoas e estamos conversando bastante. Se o grupo e o partido acharem que eu deva ser candidato, estarei na disputa.
Como você avalia o Governo Municipal?
A cidade de Içara nos últimos 11 anos mudou muito. O Gentil da Luz sonhava algo que muitas pessoas não acreditavam, mas que hoje está aí. Deu muito certo. As pavimentações são o grande destaque. Os vereadores foram muito parceiros, principalmente na aprovação dos financiamentos para que estas obras tivessem sequência.
Qual a maior necessidade de Içara hoje?
Estamos bem atendidos na infraestrutura e educação, mas precisamos melhorar muito a saúde pública. Os investimentos precisam ser ampliados. Procurar um meio de oferecer mais serviços para o cidadão.
Quem é o agente público Rodrigues Mendes?
Independente de onde eu vim e onde cheguei, não mudei meu jeito de ser. Sou a mesma pessoa simples de sempre que luta pela cidade de Içara. Sempre falo que o vereador tem que que se pagar, indo atrás de recursos para cidade, e eu me paguei durante este período na Câmara. Temos que trabalhar principalmente para as pessoas que mais precisam e é isso que eu tenho feito há tantos anos, seja na minha vida particular, no meu serviço como servidor público concursado e aqui no Legislativo não é diferente. Se eu não for candidato novamente, sairei da Câmara de cabeça erguida.
Redação Içara News