99 anos de emancipação político-administrativa: Criciúma celebra quase um século de progresso e desenvolvimento

Criciúma celebra 99 anos de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira (4), data que marca quase um século de progresso e inovação. Um município que tirou do subsolo a base de seu desenvolvimento socioeconômico, por meio da extração de carvão, e hoje projeta um futuro mais sustentável e tecnológico para as novas gerações. Com 240 mil habitantes, Criciúma é a maior cidade do Sul de Santa Catarina, capital entre duas capitais, Porto Alegre e Florianópolis, sendo destaque nacional em segurança, qualidade de vida e acesso à educação e à saúde.

Celebramos com orgulho os 99 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma. Esta é uma data que representa o esforço e a determinação de todos que trabalham para o progresso da nossa cidade. Ao longo de quase um século, Criciúma se transformou, abraçando um futuro de desenvolvimento tecnológico, focado na qualidade de vida e bem-estar da população. Em 2025, teremos um centenário digno de nossas conquistas. Que essa celebração nos inspire a seguir em frente, com garra e esperança, em busca de um futuro cada vez melhor”, ressalta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O município, que antes era território e distrito de Araranguá, conquistou sua independência político-administrativa em 1925. Ao longo dos anos, a cidade fundada por imigrantes italianos progrediu economicamente por meio da agricultura, até a descoberta das primeiras jazidas de carvão mineral, que impulsionaram seu desenvolvimento de maneira efetiva. Com o passar do tempo, o município passou por grandes transformações e se consolidou como polo industrial, celeiro de grandes empresas dos setores de tecnologia, cerâmico, plástico e de confecções.

Para o diretor de Cultura da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail, manter viva a tradição dos povos que colonizaram o município é essencial para preservar a história da cidade. “Celebrar os 99 anos de emancipação é, também, uma oportunidade de refletirmos sobre a importância da cultura em nosso desenvolvimento. O Parque dos Imigrantes e outros espaços culturais são testemunhos do nosso legado e do compromisso com as futuras gerações. Precisamos valorizar e promover a cultura que nos torna únicos, preservando as tradições e inovando ao mesmo tempo”, afirma o diretor.

Conhecida como Capital Brasileira do Carvão Mineral e do Revestimento Cerâmico e Capital Catarinense dos Parques Urbanos, Criciúma vive um novo momento em sua história. Destaca-se como um município inovador e culturalmente rico, com equipamentos exclusivos que unem passado e futuro, como o Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina. O local, antes utilizado como depósito de rejeito de carvão, foi revitalizado e se tornou uma grande área verde com elementos que remetem à colonização italiana. O parque abriga, ainda, a Fazenda Solar e o Memorial Nikola Tesla, ambientes inovadores que reforçam o compromisso com a geração de energia limpa e inovação.

De acordo com o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, a Administração Municipal trabalha constantemente em ações que buscam elevar o patamar de cidade inteligente. O programa Criciúma Sustentável possui projetos voltados ao desenvolvimento consciente, como a Fazenda Solar, capaz de abastecer as 62 escolas da rede municipal por meio da conversão de energia solar. A substituição da frota municipal de carros a combustão por veículos elétricos e a instalação de lâmpadas de LED em milhares de pontos da cidade são outras ações de destaque.

Criciúma se destaca cada vez mais pela sua capacidade de inovar e se adaptar às novas demandas do mundo moderno. Um município que se preocupa com o desenvolvimento socioeconômico, mas também com a preservação do meio ambiente, comprometido em buscar maneiras mais sustentáveis e tecnológicas para a geração de energia, contribuindo para o progresso”, enfatiza o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan.

Colaboração: Decom PMC 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis