A festa acontece tanto pela cultura do cultivo da melancia na comunidade, quanto para a celebração religiosa da padroeira Santa Luzia
Uma tradição antiga que existe há mais de 50 anos. Assim se descreve a Festa da Melancia, realizada anualmente na comunidade do Campo Mãe Luzia, em Içara. Neste ano, a 57ª edição inicia nesta sexta-feira (6) e encerra no domingo (8).
A festa acontece tanto pela cultura do cultivo da melancia na comunidade, quanto para a celebração religiosa da padroeira Santa Luzia. Os moradores costumam se reunir para fazer mutirão de preparação no salão paroquial da Igreja para limpeza geral e demais preparativos.
Conforme Júnior Cardoso Réus, morador da comunidade Campo Mãe Luzia e agricultor, neste ano a expectativa de consumo da fruta no calendário festivo e religioso, está entre 10 e 20 toneladas da fruta, equivalente a mais de duas mil unidades.
Programação
A programação especial conta com diversas atrações para receber os visitantes, com novidades. Inicia na sexta-feira às 20h, com roleta, brindes e jantar. No sábado, terá a 1º edição do passeio ciclístico, previsto para iniciar às 9h. Na sequência, terá missa às 20h e noite dançante com show gratuito do Gaiteiro Apaixonado.
No domingo, inicia a partir das 9h, com a pesagem das melancias, missa às 10h, almoço festivo, leilão das quatro maiores melancias da festa. A partir das 14h, terá uma disputa das Olimpíadas Rurais, com o concurso do maior comedor de melancias e o arremesso de milho no balaio. O encerramento também será com o Gaiteiro Apaixonado.
Redação Içara News



















