terça-feira, 25 junho, 2024
Ultimas noticias

4º BBM encerra alta temporada da Operação Veraneio 2021-2022

Número de ocorrências em ambientes aquáticos diminuiu significativamente

O 4ºBBM encerrou, no último domingo (06/03/2022), a alta temporada da Operação Veraneio. Responsável pela região sul do estado, que vai desde Balneário Rincão até a divisa com o Rio Grande do Sul, o 4º BBM atendeu 896 ocorrências desde o início do serviço, em 13 de novembro de 2021, o que corresponde a 28% dos atendimentos em comparação com a temporada passada, que chegou ao número de 3.149.

Além disso, foram realizadas 417.648 ações de prevenção à afogamentos neste verão, contribuindo para a diminuição das ocorrências de afogamento ou de arrastamento, que é quando a pessoa é arrastada pela água do mar, em uma corrente de retorno.

O Major Henrique Piozevam, Coordenador da Operação Veraneio no 4º BBM, ressaltou o objetivo do serviço de guarda-vidas durante a temporada. “O guarda-vidas tem a atribuição de atuar na prevenção, e nossos números mostram que esse serviço foi bem feito, já que os números de arrastamentos e demais salvamentos foram bem reduzidos em relação à temporada anterior. Ou seja, não há mérito nenhum ao guarda vidas realizar um salvamento que poderia ter sido evitado. O nosso objetivo é de manter o número de mortes por afogamento em 0 em áreas guarnecidas, como tem sido feito nos últimos 8 anos”, afirmou.

Durante este verão, também foram promovidos projetos sociais de prevenção. Ao todo, 1099 crianças foram formadas pelo Projeto Golfinho, que ensina às crianças sobre educação ambiental e segurança em ambientes aquáticos, e 131 pessoas foram atendidas pelo projeto Praia Acessível, que oferece um banho de mar seguro às pessoas com dificuldade de locomoção e/ou necessidades especiais.

“Podemos destacar nossos projetos sociais, principalmente o projeto Praia Acessível, para o qual incrementamos ainda mais cadeiras anfíbias, para serem utilizadas em todo o nosso litoral, aumentando, assim, a procura pelo projeto”, ressaltou o Major. O atendimento pelo Praia Acessível aumentou 437% em relação ao ano passado.

Colaboração: Comunicação Social – 4°Batalhão CBM

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis