Lutas estratégicas, precisão dos movimentos e concentração são o que caracterizam a prática do Karatê. Em sua 4ª edição, o Festival de Karatê do Team Everaldo, com o apoio do Criciúma Shopping, receberá mais de 400 caratecas para mostrar seus talentos, fruto de longos meses de treino. Neste sábado, 17, das 13h às 18h, os atletas vão competir em um novo formato na Praça de Eventos do estabelecimento, tornando a competição mais desafiadora.
A ação, que se tornou um encontro de futuros atletas para o esporte brasileiro, reúne crianças e adolescentes de três a 17 anos, das cidades de Içara, Rincão e Criciúma. Na escola do coordenador do projeto e professor, Everaldo Pereira, já há profissionais que competem pela Seleção Brasileira. Conforme Pereira, a competição desta 4ª edição ficará mais acirrada devido ao espaço. “Nossos alunos vão disputar em um local novo e mais compacto, diferente do que estamos acostumados a trabalhar. Mas, isso fará com que eles se desafiem mais entre si”, comenta.
As competições ocorrerão em duas modalidades: katá, que são sequências predeterminadas de movimentos, e kumitê, uma luta direta entre dois competidores. No início do evento, o cronograma começará com os participantes mais jovens e avançará até os adolescentes. Para organizar as lutas e analisar cada técnica, o Festival de Karatê reunirá 35 árbitros distribuídos em três tatames para a competição. Ao fim, haverá a premiação para os atletas que conquistarem o primeiro, segundo e terceiro lugar em ambas as modalidades.
Todas as edições do Festival de Karatê do Team Everaldo foram consideradas um sucesso, tanto pelo projeto, que que possui um caráter social importante, incentivando os mais de mil alunos a conquistarem grandes oportunidades no esporte, como também de participação do público que comparece em peso durante a competição. “Sabemos que há famílias que estão vindo pela primeira vez ao nosso Shopping para prestigiar seus filhos em um momento único. Por isso, queremos proporcionar o melhor para todos, com um ambiente descontraído e acolhedor, e com espaços de alimentação e lazer”, enfatiza o gerente de marketing do Criciúma Shopping, Erick Schmit Gregório.