Em fevereiro de 2010, o Decreto Estadual nº 2.967 transformou a então 2ª Companhia, subordinada ao 9°BPM, em Guarnição Especial (GEIC) de Içara, com subordinação direta à 6° Região de Policia Militar. Nesta semana, em solenidade realizada na Academia de Polícia Militar, em Florianópolis, o Governador Carlos Moises e o Comandante-Geral da PM concretizaram a ativação de diversos Batalhões no Estado, incluindo o 29º Batalhão de Policia Militar de Içara, comandado atualmente pelo Tenente-Coronel Eduardo Moreno Persson.
Na ocasião, também foram distribuídos veículos, dos quais seis vão beneficia o 29º BPM (quatro para Içara e dois para Urussanga). Além disso, segundo o comandante Eduardo Persson., pistolas 9mm e câmeras de leituras de placas veicular serão destinadas à Içara. “Na prática, a nomenclatura Batalhão, a qual passamos a usar, não traz alterações. É uma nomenclatura mais militar, a qual todos antes chamados de guarnição especial, agora, são designados batalhão”, explicou acrescentando a região atendia pelo 29º BPM foi beneficiada com seis novas viaturas, “pistolas, câmeras de leitura de placas veiculares, outras câmeras que foram adquiridas pela prefeitura de Içara e já estão em processo de instalação e, ainda, vamos receber, nas próximas semanas, outros veículos por meio de emendas”, destaca.
Polícia Militar de Içara
O 29º BPM conhecido como “Guardião do Litoral a Serra”, atualmente conta com 171 policiais militares e uma frota de 71 veículos: 57 automóveis e 14 motocicletas distribuídos nos municípios de Içara, Balneário Rincão, Urussanga, Orleans, Cocal do Sul, Morro da Fumaça e Lauro Müller.
Em 2010, na antiga sede no bairro 1º de Maio, a Guarnição Especial contava com 82 policiais militares, que trabalhavam, com quatro Viaturas no serviço de radiopatrulhamento, além de duas motocicletas e uma viatura na fiscalização do trânsito.
Investimento na segurança – SC
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) recebeu nesta semana um importante reforço nos serviços de enfrentamento à criminalidade. São 164 novas viaturas, 11.250 pistolas, 649 câmeras de leitura de placa veicular e 1.107 câmeras do Projeto Bem-te-vi. Os equipamentos que garantem mais segurança para os agentes e cidadãos fazem parte do Programa SC Mais Segura. A entrega beneficia 78 municípios.
Alexandra Cavaler – Redação Içara News