O Auditório do Paço Municipal Angelo Lodetti sediou a 1ª Mostra de Educação Financeira de Içara na manhã de ontem (segunda-feira, 25). O evento expôs os trabalhos dos 257 alunos que participaram do projeto aplicado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Cooperativa Sicredi, em escolas municipais da cidade.
De acordo com Regina da Silva de Oliveira, coordenadora da Educação Financeira nas unidades escolares, é a segunda edição do projeto e, desta vez, a adesão aumentou. “O que nos deixa muito satisfeitos. Estamos conseguindo despertar o interesse pela Educação Financeira para ensinar os içarenses, desde pequenos, quanto à necessidade do cuidado com o dinheiro e as finanças pessoais”, explica.
Regina ainda lembra que, divididas em dois programas, as atividades aconteceram simultaneamente nas escolas de ensino fundamental e na educação infantil. Segundo ela, o Projeto União Faz a Vida, com foco maior no cooperativismo, envolveu o CEI Favinho de Mel e estimulou visitas a algumas empresas do município. “Cada turminha, com a professora, escolheu uma empresa para visitar. Uma das turmas conheceu a Prefeitura Municipal de Içara e outras turmas conheceram a cadeia produtiva do Orquidário Budny e da Vinícola Quarezemin”, acrescenta.
Já o projeto Jornada da Educação Financeira envolveu os alunos, professores e as famílias das EMEFs. “Assim, os pais ou responsáveis puderam acompanhar a execução dos trabalhos e os estudantes entenderam que a Educação Financeira deve ser aplicada no dia a dia da família”, complementa a coordenadora.
A prefeita Dalvania Cardoso (PL) avalia que o projeto deve causar um impacto bastante positivo na vida das famílias içarenses. “Estamos formando cidadãos que saberão planejar, como ivestir ou gastar o seu dinheiro. O que é positivo para eles e para a cidade”, finaliza.
colaboração: Decom PMI