Criciúma recebe na próxima quarta-feira, dia 11, no Parque dos Imigrantes, a décima edição da Feira Regional de Matemática da Região Carbonífera. Estudantes de 64 escolas públicas e particulares de 11 municípios apresentarão à comunidade trabalhos que exploram as aplicações da Matemática no cotidiano e metodologias de ensino criativas e inovadoras.
O evento é aberto às escolas da região e à comunidade em geral. A Feira começa às 8h30, com a cerimônia de abertura, que contará com a apresentação cultural “Eu sou do Sul”, celebrando a solidariedade com o Rio Grande do Sul, por estudantes do segundo ano da escola Antônio Minotto. A visitação segue pela manhã até 11h45, e à tarde, das 13h15 às 15h30, quando serão conhecidos os trabalhos destaque que representarão a região carbonífera na feira estadual, que acontecerá em novembro, em Rio dos Cedros.
O professor de Matemática do IFSC, Bazilício Andrade Filho, que integra a comissão organizadora, destaca a qualidade e o grande número de trabalhos inscritos desta edição. “Estamos muito contentes com o resultado da Feira. Recebemos a pré-inscrição de quase 100 trabalhos de toda a região e conseguimos este ano aumentar o número de municípios envolvidos. Isso nos motivou a organizar atividades formativas para professores, já que muitos estarão participando da Feira pela primeira vez. Esse ano teremos em torno de 300 participantes, entre organizadores, professores, alunos e avaliadores, o que nos garante que será um evento de excelência”, afirma.
A Feira de Matemática da Região Carbonífera é um evento científico-cultural que reúne trabalhos de estudantes e professores da educação básica, educação superior e educação especial de instituições públicas e particulares. O objetivo da exposição é despertar nos alunos o interesse pela Matemática, promover a troca de experiências entre professores e realizar a divulgação de conhecimentos matemáticos.
Em 2024, participam como expositores estudantes de 64 escolas públicas e particulares, de todos os níveis de ensino, oriundas de Criciúma, Nova Veneza, Içara, Urussanga, Orleans, Forquilhinha, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treviso, Lauro Müller e Balneário Rincão.
A secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols, destaca a importância da Feira de Matemática para a comunidade científica, ressaltando a expectativa de integração entre estudantes, professores e famílias. “Os trabalhos apresentados refletem a qualidade do ensino em nossa região e incentivam o pensamento crítico e a curiosidade científica. Estamos confiantes de que esta edição será um sucesso e uma fonte de aprendizado e inspiração para todos”, projeta.
A comissão organizadora da feira é composta por representantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Secretaria Municipal de Educação, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).